Estiagem: Rio Atibaia, que abastece Campinas, está com metade da vazão esperada

Estiagem: Rio Atibaia, que abastece Campinas, está com metade da vazão esperada

Já o Sistema Cantareira, que fornece água para a capital e também para a região, está com 45,7% de volume
O período de estiagem fez com que o Rio Atibaia, que abastece 95% da cidade de Campinas, chegasse a um nível crítico, atingindo metade do previsto para a média do mês, de acordo com a FCTH (Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica). A medição é feita no trecho de captação do rio que fica em Valinhos.

No local, a vazão atual é de 10,76 metros cúbicos por segundo, enquanto a média de junho é de 20 m³/s. Já o volume operacional do Sistema Cantareira, que abastece a região de Campinas e a capital, era de 45,7% hoje, de acordo com a Sabesp.

No ano passado, o nível no mesmo período era de 56,9%. No histórico, o volume de hoje é o menor para o dia 21 de junho desde 2018. Vale lembrar também da crise hídrica vivida em São Paulo, entre 2024 e 2015, quando e o Estado precisou usar o “volume morto” dos reservatórios para o abastecimento da população.

Neste ano, a previsão do tempo para o inverno, que começa nesta segunda-feira (21), é de chuva abaixo da média, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

REGIÃO E BRASIL

Na região, o Rio Camanducaia, no trecho de Jaguariúna, está com vazão de 2 m³/s, de acordo com a FCTH. A vazão esperada para o mês é de 15 m³/s.

No Brasil, após a pior seca da história, os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste terminaram o período de chuvas no menor nível desde 2015. A expectativa é que, como naquele ano, o consumidor seja chamado a cobrir o custo adicional de geração por térmicas até o fim do ano.

Na época, o presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores que o problema é sério e vai dar “dor de cabeça”. “Só avisando, a maior crise que se tem notícia hoje. Demos mais um azar, né? E a chuva geralmente (cai) até março, agora já está na fase que não tem chuva.”

VAZÃO NOS RIOS DA REGIÃO

ATIBAIA
Vazão: 10,76 m³/s
Média: 20 m³/s

CAMANDUCAIA  

Vazão: 2.17 m³/s
Média 15 m³/s

(Com informações da Folhapres)

Post a Comment