Prefeitura articula contratação de crédito internacional para obras de grande porte em Atibaia

Prefeitura articula contratação de crédito internacional para obras de grande porte em Atibaia

Empréstimo pode garantir melhorias significativas na cidade nas áreas de saneamento básico, meio ambiente, infraestrutura e mobilidade e desenvolvimento urbano e sustentável

A Prefeitura vai encaminhar à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 01/22, que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito internacional junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA). O objetivo do empréstimo é viabilizar o “Programa de Desenvolvimento Urbano de Atibaia/SP – PRODEURB” e sua aplicação é específica para essa iniciativa, prevendo melhorias significativas na cidade nas áreas de saneamento básico, meio ambiente, infraestrutura e mobilidade e desenvolvimento urbano e sustentável. O valor do empréstimo pode chegar a US$ 42.000.000,00 (quarenta e dois milhões de dólares norte-americanos), o que equivale a cerca de R$ 238 milhões na conversão atual, portanto um investimento expressivo e, considerando sua dimensão, sem precedentes em Atibaia. A taxa de juros vai de 1,89 a 2,15% ao ano, dependendo do projeto apresentado.

Entre as intervenções previstas estão algumas ações imprescindíveis para o município e muito aguardadas pela população – sobretudo para garantir maior segurança contra inundações nos períodos de chuva e modernização do sistema viário – mas que sempre demandaram investimentos vultosos, inviáveis somente com recursos próprios.

No PRODEURB estão contempladas, por exemplo, diversas obras de grande porte na área de saneamento básico, como: sistema de contenção de enchentes na Av. Dr. Joviano Alvim; canalização do Córrego da Figueira; canalização e revitalização do Córrego Ana Pires; canalização do Córrego Folha Larga; e canalização e revitalização do Córrego do Onofre; além de macrodrenagem com pavimentação: na Av. Jerônimo de Camargo; em diversas vias do bairro Belvedere; na Av. Arão Sahm (também no Belvedere); e em parte do bairro Vitória Régia.

Além disso, no PRODEURB também há grandes obras planejadas na área de meio ambiente, como: implantação do Parque da Juventude e implantação do Parque Linear do bairro Folha Larga; intervenções expressivas em infraestrutura e mobilidade urbana, como: duplicação da Av. Brasil – Jardim Estância Brasil; revitalização da Av. Copacabana; e construção da Rodoviária do Estoril; e ações impactantes na área de infraestrutura administrativa, como: implantação do Bolsão de Negócios dos Produtores Rurais (Estoril); revitalização e expansão do Abrigo Animal Municipal; e implantação e infraestrutura poliesportiva nos bairros do Tanque e do Portão.

Etapas
O FONPLATA foi selecionado como instituição internacional para a operação de crédito por se tratar de um organismo financeiro com agilidade nas suas estruturas, por fornecer suporte a projetos públicos por meio de empréstimos, garantias e outros instrumentos financeiros, e por apoiar o desenvolvimento dos países membros da Bacia do Prata, formada por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Além disso, o FONPLATA conta com grande volume de recursos alocado para investimentos em municípios brasileiros e conhece o município e sua capacidade executiva (econômica, para pagamento de seus compromissos), bem como o projeto proposto, com todas as suas peculiaridades e desafios, tendo demonstrado interesse em concretizar a operação diante das referências de Atibaia.

O empréstimo junto à FONPLATA conta com garantia da União – observada a legislação vigente, em especial as disposições da Lei Complementar nº 101/2000 – e está condicionado a uma contrapartida que equivale a 20% do total do Programa, que foi apresentado à Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Economia e aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) no último mês de dezembro.

Agora, o Projeto de Lei seguirá para o Legislativo Municipal e, se aprovado, deverá receber a sanção do prefeito e a publicação da respectiva lei autorizativa pelo Executivo. Na sequência, todo o processo ainda terá que passar pela aprovação do Senado Federal.

Post a Comment